Tudo é política!
quinta-feira, outubro 2, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Coronavac: 80% de eficácia para prevenir mortes 14 dias depois da 2ª dose

por oestadoacre.com
24 de abril de 2021
em Acre
covid
Mandar no Zap

#coronavac

Estudo com 10,5 milhões de pessoas foi divulgado pelo ministério da saúde do Chile, um dos países que mais têm vacinado.

BBCBrasil

vacina

Morte por covid após vacina: o que explica internações e casos raros de óbito mesmo após duas doses?

 

Relatos nas redes sociais contam histórias de pessoas que se infectaram por covid-19 ou morreram de complicações da doença mesmo após tomarem a vacina.

O caso do cantor Agnaldo Timóteo, por exemplo, foi um dos mais recentes — e notórios. Ele já havia tomado a segunda dose do imunizante quando começou a apresentar sintomas do novo coronavírus e veio a falecer semanas depois.

Ele não foi — e provavelmente não será — o único. Mas casos assim, ainda que amplamente noticiados pela imprensa, devem ser tratado como um “evento raro” e não significa que as vacinas não funcionam, principalmente se forem tomadas as duas doses do imunizante, no intervalo correto (leia mais ao fim da reportagem).

“As pessoas têm muita dificuldade de entender qual é a função de uma vacina”, diz Natalia Pasternak, bióloga e divulgadora científica brasileira, fundadora e primeira presidente do Instituto Questão de Ciência. “Elas acham que a vacina é mágica. Ou seja, tomou a vacina, está protegido; não tomou, vai ficar doente. Não é assim que vacinas funcionam.”

vacina

Segundo Pasternak, as vacinas “reduzem a chance de ficarmos doentes, a chance de precisarmos de hospitalização e a chance de morrermos”.

“Basicamente, trata-se da redução de risco que observamos em uma população. Casos individuais não servem para a gente dizer se uma vacina é boa ou não. Precisamos olhar como essa vacina se comporta em uma população.”

“Em determinada população, a vacina reduziu a incidência da doença? Então, ela funciona”, resume.

E foi exatamente isso que os testes de eficácia das principais vacinas disponíveis no Brasil e no restante do mundo mostraram.

A taxa de eficácia geral da CoronaVac, por exemplo, a vacina mais usada no Brasil, é de 50,38%. E a proteção é de 78% para casos leves, segundo informou o Instituto Butantan em janeiro deste ano.

Isso significa que a vacina reduziu em 50,38% o número de casos sintomáticos entre os voluntários da pesquisa e em 78% o número de infecções leves.

Durante os testes, nenhum participante vacinado morreu ou foi hospitalizado por covid-19, o que fez o governo de São Paulo divulgar na ocasião uma taxa de 100% de eficácia para casos graves.

Mas o próprio Instituto Butantan esclareceu que essa informação não era estatisticamente significativa.

Isso porque não se sabe se foi a vacina que evitou os casos graves durante o estudo ou se eles não teriam ocorrido de qualquer forma, já que o número de casos graves no grupo placebo não foi significativo.

“Em outras palavras, se você tomar a CoronaVac, você reduz pela metade ou em 50% a sua chance de ficar doente comparado com alguém que não se vacinou. É isso que essa vacina faz. Ela reduz a sua chance de ficar doente pela metade. Já a sua chance de desenvolver doença grave é reduzida em praticamente cinco vezes comparado com alguém que não se vacinou. Nenhuma vacina oferece proteção de 100%”, explica Pasternak.

No Chile, onde a CoronaVac também é a vacina mais aplicada (90%), testes recentes de larga escala mostraram resultados até mais otimistas.

Segundo o Ministério da Saúde chileno, um estudo com 10,5 milhões de pessoas mostrou que o imunizante tem 80% de efetividade para prevenir mortes, 14 dias depois da segunda dose. Os resultados mostram que a vacina chinesa foi efetiva em 89% para evitar a internação de pacientes críticos em UTIs, em 85% para prevenir as hospitalizações e 67% para impedir a infecção sintomática da doença.

O Chile é um dos países que mais vacinam no mundo. Quatro em cada 10 chilenos (41%) já receberam pelo menos uma dose, taxa inferior apenas à de Israel (62%) e Reino Unido (49%). E 30% tomaram as duas doses.(…)

 

Segundo o Ministério da Saúde chileno, um estudo com 10,5 milhões de pessoas mostrou que a Coronavac tem 80% de efetividade para prevenir mortes, 14 dias depois da segunda dose. https://t.co/5CAfHZ5daw

— BBC News Brasil (@bbcbrasil) April 25, 2021


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: chilecoronavacvacina
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

PF desarticula grupo que fraudava concursos públicos

PF desarticula grupo que fraudava concursos públicos

2 de outubro de 2025

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (2) a Operação Última Fase contra um grupo especializado em fraudar concursos públicos, com...

Banana, rodeio e piseiro: Rodrigues Alves vive 4 dias de festa

Banana, rodeio e piseiro: Rodrigues Alves vive 4 dias de festa

2 de outubro de 2025

O 9º Festival da Banana começa nesta quinta-feira (2) em Rodrigues Alves e segue até domingo (5), com programação variada...

ctps

Acre registra mais de 800 empregos em agosto(Sena só fica atrás de Rio Branco)

2 de outubro de 2025

O Acre registrou o saldo de 839 empregos com carteira assinada em agosto e chegou a 4.774 novos postos formais...

Acre mostra artesanato e sabores regionais no Enanpoll

Acre mostra artesanato e sabores regionais no Enanpoll

2 de outubro de 2025

Por Maria Fernanda Arrival Sete - O GdA, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), participa do 39º...

pressão

Na pressão: Câmara aprova isenção do IR até R$ 5 mil (inclusive a bancada do 7 a 1)

2 de outubro de 2025

Ag. Câmara - A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1087/25, do Poder Executivo, que concede desconto para...

Mais lidas

  • Associação dos Militares vai ao MP contra o prefeito de Sena

    Associação dos Militares vai ao MP contra o prefeito de Sena

    26 Compartilhamentos
    Compartilhar 10 Tweet 7
  • Exposena 2025…último dia…ao vivo…🐂

    23 Compartilhamentos
    Compartilhar 9 Tweet 6
  • Exposena Rural Show…sexta ao vivo….🐂

    19 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Desorientação política no Acre e a violência contra as mulheres lado a lado…📹

    16 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Ter arma em casa é flertar com a tragédia todos os dias

    16 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4

Últimas Notícias

ir

Isenção do IR até R$ 5 mil: Veja quanto será seu ganho mensal

2 de outubro de 2025
flávio dino

Min Xandão autoriza investigação para apurar ameaças contra Flávio Dino

2 de outubro de 2025
PF desarticula grupo que fraudava concursos públicos

PF desarticula grupo que fraudava concursos públicos

2 de outubro de 2025
Filho do Milton Nascimento emociona ao falar sobre diagnóstico de demência do cantor

Filho do Milton Nascimento emociona ao falar sobre diagnóstico de demência do cantor

2 de outubro de 2025
Banana, rodeio e piseiro: Rodrigues Alves vive 4 dias de festa

Banana, rodeio e piseiro: Rodrigues Alves vive 4 dias de festa

2 de outubro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.