Livro: A religião distrai os pobres?

livro

Dica de livro

A combinação de vulnerabilidade,
baixo acesso à informação e conservadorismo moral
permite às lideranças mobilizar os fiéis contra seus inimigos nas urnas.

(A Religião Distrai os Pobres?, pg. 93)

livro

Em novo livro, cientista político Victor Araújo traça paralelo entre o voto da população evangélica e a propagação do conservadorismo

Além das propostas e dos planos de governo, os aspectos socioculturais dos candidatos também impactam diretamente o resultado das eleições. O voto por afinidade religiosa, por exemplo, ganhou força nas últimas décadas. Para analisar e discutir a relação entre religião e política, especialmente entre os grupos evangélicos, o cientista político Victor Araújo lança o livro A Religião Distrai os Pobres? pelo selo Edições 70, da editora Almedina Brasil.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha em 2020 mostra o crescimento da população evangélica no Brasil. De acordo com o levantamento, 31% dos brasileiros são adeptos da religião, percentual que representa mais de 65 milhões de pessoas – em 2000, por exemplo, este público era de 15,6%. Segundo o autor, esta parcela da população tende a eleger candidatos conservadores que defendem a “moral e bons costumes” e se opõem à redistribuição de renda.

O livro é fruto da tese de doutorado de Araújo, que recebeu o prêmio Capes de melhor trabalho nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, do Ministério da Educação. Na obra, o autor explora de forma aprofundada a mentalidade e os comportamentos dos eleitores evangélicos no Brasil e mostra como este grupo contribuiu para a propagação do conservadorismo.

Para compreender o impacto do voto evangélico no Brasil de hoje, Araújo retorna aos anos 1970, quando uma onda de redemocratização atingiu a América Latina. Naquele período, a redução da desigualdade e a redistribuição de renda estiveram em pauta entre os eleitores. Estes tópicos mais à esquerda diferem da atual onda conservadora – uma tendência mundial,  inclusive.

Com uma linguagem fácil e exemplos práticos, o cientista político mostra como o pensamento do eleitor brasileiro foi do “política e religião não se misturam” para o discurso “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

Ficha técnica

Livro: A religião distrai os pobres? O voto econômico de joelhos para a moral e os bons costumes
Autor: Victor Araújo
Editora: Editora Almedina Brasil, Edições 70
ISBN: 9788562938573
Páginas: 112
Formato: 14x21x0,5
Preço: 49,00
Onde encontrar: Editora AlmedinaAmazon

Em tempo: a pergunta/título do livro já é uma afirmação que faz todo sentido…

J R Braña B.

oestadoacre (inscreva-se no nosso canal..apenas um clique aqui)