O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em memória à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares em 1695, é mais do que uma data no calendário; é um momento de reflexão sobre a nossa contribuição, a contribuição inestimável da comunidade negra para o Brasil e um chamado à ação contra o racismo.
Leio agora em vários jornais, visões abrangentes sobre as recentes oficializações do feriado em vários estados brasileiros.
São Paulo, a mais recente cidade a se unir à celebração, promulgou a Lei n.º 17.746 neste ano, marcando o Dia da Consciência Negra como feriado oficial. A capital paulista junta-se a outros cinco estados – Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro – onde a data já é oficialmente reconhecida. A Fundação Cultural Palmares informa que aproximadamente 1260 municípios em todo o Brasil também adotam a celebração como feriado.
O reconhecimento do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra no Brasil foi estabelecido pela Lei Federal n.º 12.519/2011. Seu surgimento remonta à década de 1970, idealizado pelo pesquisador gaúcho Oliveira Silveira e pelo Grupo Palmares de Porto Alegre (RS), refletindo a importância de se reconhecer a história e a identidade da população negra.
Cidades como Cuiabá (MT) e Goiânia (GO) também marcam presença na celebração, contando com leis municipais que oficializam o feriado de 20 de novembro.
oestadoacre acompanha de perto essas evoluções, assim como vários outros jornais brasileiros… Destacando o crescente reconhecimento e celebração do Dia da Consciência Negra, reiterando o compromisso com a promoção da igualdade e respeito à diversidade no Brasil…
by JLab com informações da Agência Brasil
Saiba mais:
Reforma Tributária: senadores do Acre votam com Lula (😂😂😂) – OEstadoAcre.com
Propostas: Educação tem condições de reestruturar as carreiras dos Aposentados – OEstadoAcre.com