Tudo é política!
terça-feira, julho 22, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Ensino Médio: comissão no Senado aprova reforma (Español será obrigatório)

Texto será apreciado pelo Plenário. Se aprovado, retorna à Câmara

por oestadoacre.com
19 de junho de 2024
em Acre
senado
Mandar no Zap

AS – A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou, em votação simbólica, o parecer favorável da relatora Dorinha Seabra (União-TO) ao projeto de lei que prevê uma nova reforma do ensino médio.

As mudanças incluem a ampliação da carga horária e o fortalecimento da formação geral básica. A matéria agora segue para apreciação do Plenário com pedido de urgência.

Como o relatório apresentado pela senadora Dorinha Seabra é um substitutivo, o PL 5.230/23 terá de retornar à Câmara dos Deputados, caso seja aprovado pelo Senado.

O texto do relatório foi apresentado na semana passada. Foram feitos então pedidos de vistas e, na sequência, algumas sugestões foram apresentadas e acatadas pela senadora Dorinha. Segundo ela, “ajustes redacionais” foram feitos, principalmente relativos a prazos e cargas horárias.

Carga horária

O texto aprovado prevê a ampliação da carga horária mínima total destinada à formação geral básica (FGB), das atuais 1,8 mil horas para 2,4 mil.

A carga horária mínima anual do ensino médio passa de 800 para 1 mil horas distribuídas em 200 dias letivos. Há a possibilidade de essa carga ser ampliada progressivamente para 1,4 mil horas, desde que levando em conta prazos e metas estabelecidos no Plano Nacional de Educação (PNE), respeitando uma distribuição que seja de 70% para formação geral básica e 30% para os itinerários formativos.

Foram também acatadas emendas visando ampliar, a partir de 2029, as cargas horárias totais de cursos de ensino médio com ênfase em formação técnica e profissional. Elas seriam expandidas de 3 mil horas para 3,2 mil horas; 3, 4 mil; e 3,6 mil quando se ofertarem, respectivamente, cursos técnicos com carga específica de 800, 1 mil e 1,2 mil horas.

No texto alternativo, a relatora determinou que, caso haja ampliação da carga horária, seja respeitada a seguinte porcentagem: 70% para formação geral básica e 30% para os itinerários formativos.

Língua espanhola e notório saber

Entre os destaques apresentados pela parlamentar no relatório figura a inclusão da língua espanhola como componente curricular obrigatório, além do inglês. Outros idiomas poderão ser ofertados em localidades com influências de países cujas línguas oficiais sejam outras.

O texto prevê também que profissionais com notório saber e experiência comprovada no campo da formação técnica e profissional, mesmo sem diploma de licenciatura, poderão atuar nos sistemas de ensino. É o que já ocorre, por exemplo, quando engenheiros dão aula de matemática.

“O substitutivo valoriza, ainda, a experiência profissional na educação, permitindo a atuação de profissionais do chamado notório saber. O notório saber veio para o texto voltado principalmente à área da educação profissional, trazendo para o sistema profissionais que não eram formados na área, mas que tinham conhecimento específico para atuar”, argumentou a senadora ao apresentar o texto do relatório na semana passada.

Dorinha frisou que a atuação dos profissionais será “em caráter excepcional, mediante justificativa do sistema de ensino e regulamentação do Conselho Nacional de Educação (CNE)”. Ela defende também que essa medida possibilitará a ampliação do acesso a profissionais qualificados, especialmente em áreas e regiões com escassez de profissionais licenciados.

Outra sugestão apresentada no relatório da parlamentar é a obrigatoriedade de os estados manterem pelo menos uma escola com ensino médio regular noturno em cada município, caso haja demanda comprovada.

O relatório prevê, ainda, formação continuada de professores, de forma a garantir que eles estejam preparados para as novas diretrizes e metodologias, “com foco em orientações didáticas e reflexões metodológicas, assegurando o sucesso das transformações propostas para o ensino médio”.


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Autor: oestadoacre
Tags: ensinomédioreforma
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

coca-cola

Coca-cola agora com cana de açúcar, como quer Donaldo

22 de julho de 2025

oestadoacreoficial no instagram, clique A receita tradicional do refrigerante estadunidense é feita com xarope de milho. Mas o Donaldo agora...

500 mil árvores para uma Rio Branco fresca e verde

‘Natureza não tem partido nem ideologia’…📹

22 de julho de 2025

Daniel Becker, pediatra Assista...2 minutos   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por Daniel Becker (@pediatriaintegralbr)

donaldo

The Washington Post, dos EUA: ‘Donaldo e seu nível baixo contra o Brasil’

21 de julho de 2025

Fui ao jornal The Washington Post, do bilionário Jeff Bezos, para ver o que falam do Brasil e os ataques...

ifac

Xapuri: Ifac abre matrículas para cursos técnicos

21 de julho de 2025

Do Ifac Estão abertas as matrículas das vagas remanescentes dos cursos técnicos subsequentes em Agropecuária (23 vagas) e em Alimentos...

pisa

Petecão pisa em arraia, que….📹

20 de julho de 2025

Sen Petecão na tríplice fronteira — Hoje foi um dia intenso e especial em Assis Brasil! Depois de uma agenda...

Mais lidas

  • sena no DO

    Sena no D.O…: cargos e salários dos servidores temporários..(Br…📹)

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Acre dá início à ‘Teologia do Domínio’ oficialmente nas escolas?..É isso?

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • Sibá: ‘Sen. Márcio Bittar vai ter que se explicar à PF’…📹

    40 Compartilhamentos
    Compartilhar 16 Tweet 10
  • Não, deputado!…é o que vê e não enxerga…

    9 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 2
  • Expoacre: Pesquisa mostra que festa junina é a nossa cultura preferida(zero show de MPB)

    9 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 2

Últimas Notícias

paul krugman

Prêmio Nobel de economia e o Pix: ‘Brasil pode ter inventado o futuro do dinheiro’

22 de julho de 2025
coca-cola

Coca-cola agora com cana de açúcar, como quer Donaldo

22 de julho de 2025
500 mil árvores para uma Rio Branco fresca e verde

‘Natureza não tem partido nem ideologia’…📹

22 de julho de 2025
olinda

Artesanato acreano vende R$ 400 mil na Feira de Olinda(PE), a maior do Brasil

22 de julho de 2025
donaldo

Donaldo retira EUA da Unesco (extrema-direita detesta educação, ciência e cultura)

22 de julho de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.