As inscrições para compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 terminam nesta segunda-feira, 24 de julho. O procedimento deve ser realizado no Sistema RNC.
Podem se candidatar servidores públicos do Poder Executivo federal e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais efetivos e em exercício da docência em 2023. É necessário ter o ensino médio como formação mínima e não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou quaisquer parentes de até terceiro grau inscritos no exame. No momento da inscrição, é possível escolher até três cidades ou sub-regiões de atuação.
Atribuições – O certificador deve verificar e certificar in loco os procedimentos de aplicação do Enem 2023, tais como:
- Entrega, guarda e abertura dos malotes com os cadernos de questões;
- Chegada, capacitação e atuação dos integrantes da equipe de aplicação nos dias do exame;
- Abertura e fechamento dos portões do local de provas, bem como início e encerramento das provas nos horários estabelecidos;
- Devolução de Cartões-Resposta, Folhas de Redação e material administrativo, dentro dos malotes, aos correios;
- Utilização de sala extra;
- Identificação dos participantes;
- Substituição de provas e Cartões-Resposta.
O certificador é responsável também pelo preenchimento e envio das informações do relatório de certificação pelo sistema RNC nos dias de atuação. As provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Convocação – A relação dos inscritos convocados para realizar o curso de capacitação e as demais etapas do processo seletivo poderão ser consultadas no Sistema RNC. Os interessados que tiverem a inscrição confirmada poderão realizar o curso de capacitação promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na modalidade a distância, pela plataforma virtual, conforme o número de vagas disponíveis.
Acesse o edital
Acesse o Sistema RNC
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep