Tudo é política!
domingo, junho 1, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Pres. da Aleac em Puerto Maldonado: ‘Fundamental ampliar comércio com Peru’

Gonzaga destaca participação de empresários acreanos em feira no Peru: 'É fundamental ampliar o comércio'

por oestadoacre.com
23 de setembro de 2024
em Acre
gonzaga
Mandar no Zap

Aleac – O Acre esteve bem representado na feira de negócios Expo Amazônica, em Puerto Maldonado, Peru, que ocorreu entre os dias 19 a 22 deste mês. Empresários acreanos e representantes do governo do Acre e Legislativo estiveram presentes no evento que reúne empreendedores do Brasil, Peru, Bolívia e Argentina. A feira tem como objetivo promover novas oportunidades de negócios e consolidar parcerias comerciais entre os países vizinhos.

Graças aos esforços do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, que defende a integração comercial entre Acre e Peru, empresas acreanas estão se instalando em solo peruano e apresentando produtos do Acre para novos mercados.

Além do presidente da Aleac, estiveram presentes à feira, empresários acreanos e representantes das secretarias de Estado, como a de Agricultura, Ciência, Indústria, Tecnologia e Turismo.

A presença de autoridades acreanas também fortaleceu os laços comerciais entre o Brasil e o Peru. Representando o governador Gladson Cameli, o presidente Luiz Gonzaga elogiou a feira e destacou a importância de eventos como a Expo Amazônica para fortalecer o comércio bilateral.

“Estamos aqui com produtos de Cruzeiro do Sul, como o guaraná Cruzeiro, além de outros itens da nossa indústria. É fundamental ampliar esse comércio entre o Brasil e o Peru, e já estamos trabalhando para incluir a Bolívia nesse intercâmbio”, afirmou o deputado.

aleac
Presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (último à direita) em Puerto Maldonado, Peru

Gonzaga também anunciou que está sendo planejada uma feira internacional para o próximo ano, com a participação de Brasil, Peru e Bolívia, reforçando o compromisso de fortalecer as relações comerciais na região.

Entre os destaques da participação acreana, está a empresa representada pelo engenheiro Vinicios Félix, que apresentou um sistema inovador de aquecimento solar de água. O produto chamou a atenção por sua versatilidade e aplicações em diferentes setores, desde o uso doméstico até indústrias e hospitais.

“Esse sistema de aquecimento solar é normalmente associado a residências, mas ele tem diversas utilidades, como na limpeza e esterilização de equipamentos na indústria e no setor de saúde. Também pode ser utilizado em restaurantes, hotéis e até em tratamentos de fisioterapia”, explicou Vinicios.

O engenheiro detalhou o funcionamento do produto, que se baseia em um reservatório térmico capaz de armazenar água aquecida diretamente pelo sol, sem o uso de energia elétrica.

“Nosso sistema utiliza uma placa solar específica para a parte hidráulica. A água aquecida é armazenada e pode ser usada em diferentes processos, o que oferece uma grande liberdade energética, especialmente em locais onde o acesso à energia é limitado”, completou.

A tecnologia atraiu o interesse de cooperativas peruanas, especialmente produtores de café, que buscam soluções sustentáveis e eficientes para suas atividades.

“Já captamos alguns produtores que estão interessados em nossos projetos, e em breve iniciaremos a implementação no Peru, com produtos e equipes brasileiras.”

Outro empresário acreano que chamou a atenção foi Esmerino Ribeiro do Vale Neto, proprietário da Butinorte, empresa fundada em 2017 e que já tem forte presença no mercado de calçados. Durante a Expo Amazônica, Esmerino destacou a importância da parceria com a distribuidora Mercedes, que agora representa a Butinorte em todo o território peruano.

“Eu acredito muito no mercado peruano e essa parceria com a Mercedes é um marco para nossa expansão. A partir de Porto Maldonado, temos a oportunidade de crescer e explorar esse novo horizonte”, comentou o empresário, que se mostrou animado com as perspectivas de negócios no país vizinho.

Assurbanipal Mesquita, secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, também esteve presente no evento e ressaltou a importância da participação acreana

“Essa é a segunda vez que o Acre participa da Expo Amazônica, e estamos trazendo o que há de melhor na nossa produção. Temos produtos turísticos, confecções, bebidas como guaranás e energéticos, além de produtos alimentícios e calçados da Butinorte. A procura tem sido muito interessante, o que mostra que o mercado peruano é promissor para o Acre”, destacou o secretário, que elogiou o empenho dos empresários em apoiar a iniciativa.

A Expo Amazônica se consolidou como um espaço crucial para promover a integração econômica entre os países da América do Sul, e o Acre tem aproveitado essa oportunidade para ampliar sua presença no cenário internacional. Com produtos inovadores, parcerias estratégicas e a participação ativa de autoridades e empresários, o estado vem se destacando como um polo de inovação e negócios na região amazônica.


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: acrealeacfeiraperu
EnviarCompartilhar2Compartilhar

Notícias Relacionadas

carta fidelis

A carta de Pe. Paolino ao seu fiel escudeiro

1 de junho de 2025

Carta de Pe. Paolino ao Fideles, seu ajudante mais presente nos últimos anos do padre mais importante do Acre, que...

santa juliana

Diocese quer ir em Sena mas com encontro confirmado com prefeito Gehlen

1 de junho de 2025

Padre Macoy, da Diocese de Rio Branco, confirmou ao oestadoacre no início da tarde que pretende ir a Sena Madureira...

ruy castro

Ruy Castro mata a charada…

1 de junho de 2025

Escritor Ruy Castro, hoje na Folha. Há anos, quando teve seu nome cogitado para embaixador do Brasil em Washington, Eduardo Bolsonaro não...

Contribuição ao INSS do autônomo muda nesta quinta-feira (15)

Deputados e senadores no roubo do INSS (vamos ver quem são…)

1 de junho de 2025

De Lauro Jardim, hoje em O Globo PF descobre deputados e senadores envolvidos no roubo no INSS e investigação vai...

música

Música tocando agora…’O poder do amor…🎶

31 de maio de 2025

Dionne Warwick...&...Jeffrey Osborne Love Power (O poder do amor) Versos fundamentais...: //Vi uma vidente em LA(Los Angeles) //Era outro dia...

Mais lidas

  • Senador ataca Marina, maior ministra do Meio Ambiente📹

    Senador ataca Marina, maior ministra do Meio Ambiente📹

    29 Compartilhamentos
    Compartilhar 12 Tweet 7
  • Conversa com Pe. Paolino, no último dia de arraial em Sena Madureira (não acredita?)

    23 Compartilhamentos
    Compartilhar 9 Tweet 6
  • Avaliação do prédio e área do Santa Juliana em Sena sai nos próximos dias (Diocese quer encontro com prefeito)

    18 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 5
  • A carta de Pe. Paolino ao seu fiel escudeiro

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Faltam 164 dias para o Enem 2025 — veja o passo a passo para se inscrever

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3

Últimas Notícias

carta fidelis

A carta de Pe. Paolino ao seu fiel escudeiro

1 de junho de 2025
santa juliana

Diocese quer ir em Sena mas com encontro confirmado com prefeito Gehlen

1 de junho de 2025
ruy castro

Ruy Castro mata a charada…

1 de junho de 2025
Contribuição ao INSS do autônomo muda nesta quinta-feira (15)

Deputados e senadores no roubo do INSS (vamos ver quem são…)

1 de junho de 2025
mcmv

Caixa lança linha de crédito para construtoras de habitação popular

1 de junho de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.