Tudo é política!
sábado, julho 12, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Sustentabilidade, por Marcus Fleming e Angela Bessa

por oestadoacre.com
24 de março de 2025
em Acre, Artigos / Colunas / Diversos
gestão

(oea)

Mandar no Zap

Marcus Fleming e Ângela Bessa – É de bom alvitre, expormos o significado do verbo sustentar, segundo o Dicionário Aurélio, que assim significa: segurar para que não caia, suster, suportar, impedir a ruína ou queda de alguma coisa. Esta expressão, SUSTENTABILIDADE, advém da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado pela Organização das Nações Unidas ONU – para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Se fossemos abrir todas as revistas científicas, os jornais e noticiários eletrônicos que chegam a todos nós, haveremos de constatar, por centenas ou milhares de vezes, a preocupação dos cientistas, dos governantes e empresários ao nível internacional com a qualidade de vida, sobretudo, nas grandes metrópoles.

Em decorrência das mutações climáticas, já se tem diagnosticado a elevação da temperatura no planeta, sem precedentes na história, haja vista o que nós brasileiros temos passado nesses últimos dois anos. A pandemia, por sua vez, trouxe profundos sofrimentos, sentimentos de tristeza, dor e perdas para a humanidade.  Se por um lado propiciou ganhos financeiros com a reestruturação e acomodação das profissões da área da saúde, muito pior do que isso foram os prejuízos emocionais causados, perdas de vida que até hoje têm afetado a saúde da população.

Desta feita, temos o aquecimento de nosso habitat natural, com repercussões nos hemisférios norte e sul, onde as calotas polares, formadas por gelos, se movimentam e se desfazem, a fim de causar inundações, uma vez que a água dos mares vai ao encontro dos rios, daí causam grandes catástrofes. Outro aspecto relevante, a se levar em conta, são as inundações provocadas pelas condições climáticas ao formar nuvens por demais carregadas, responsáveis pela ocorrência de fortes trovoadas, chuvas, temporais e tempestades.

Cidades são devastadas por falta de sustentabilidade, do ponto de vista da inexistência de políticas públicas ou investimentos de grande monta para se criar barreiras, para melhorar a resistência, facilitar o escoamento da água, de modo a conter ou mesmo evitar desastres ecológicos de grande proporção. O que acaba gerando prejuízos incalculáveis em termos econômicos, materiais, humanos e financeiros para as famílias e governos..

Sob o ponto de vista empresarial, o sistema mundial organizado sob a égide de uma economia forte, construída pelo capitalismo, demanda hoje por uma governança corporativa altamente profissional, que engendra esforços para vencer ou mitigar as adversidades através do gerenciamento de riscos.  A ordem do dia, em pleno século XXI, é que haja foco numa diretriz que ofereça maior segurança e vida longa para essas corporações. Que as lideranças, os CEOs, juntamente com os colaboradores passem a estar permanentemente conectados às estratégias organizacionais que aperfeiçoem a governança, protejam o patrimônio e assegurem qualidade de vida aos colaboradores.

Desta feita, passa a ser não só uma definição de prioridades, por parte da iniciativa privada, como também do setor público, o desenho e o esboço de uma gestão eficiente e eficaz, em que ambos os segmentos passem a priorizar o desenvolvimento de habilidades e competências que permitam definir as melhores escolhas e decisões que evidenciem, na devida oportunidade o surgimento de um modelo de gestão criativo e inovador.

Diante das repercussões sociais causadas pela Pandemia como o agravamento das tensões no ambiente de trabalho, a expansão das patologias psicossociais e emocionais, a Norma Regulamentadora NR-1, então, passou a ser repensada, reformulada e reeditada para o bem-estar do mercado de trabalho.

A Norma Regulamentadora NR-1, foi estabelecida em 1978 pelo Ministério de Trabalho e Emprego que passou a ser atualizada em 2024, com exigências para que as organizações se enquadrem nas principais mudanças, até 25 de maio de 2025. As principais mudanças são: implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, adoção de medidas mais robustas e ricas ao aderir à gestão de emergências, avaliação dos riscos psicossociais e da sobrecarga de trabalho.

Além do que,  faz-se mister ressaltar que as organizações para cultivarem uma cultura de sustentabilidade, devem de forma proativa procurar arquitetar planos e programas de trabalho que valorizem: estudo de viabilidade econômica do empreendimento e projetos, análise de retorno sobre investimentos, rentabilidade de seus ativos, contabilização e estruturação dos custos empresariais, implementação de estratégias de marketing, fortalecimento das relações comerciais, relações interpessoais saudáveis com seus colaboradores, desenvolvimento de um programa de controle de qualidade na produção e entrega de bens e prestação de serviços.

É fundamental desenvolver nas empresas um programa de Governança, Compliance e Integridade que justifique comprometimento com os clientes, fornecedores, sociedade, colaboradores e acionistas, com vistas também a investir em programas de qualificação e de investimento e monitoramento da saúde no ambiente empresarial. Algumas organizações se fazem valer de outra ferramenta de gestão conhecida, no meio empresarial, como é o caso do Planejamento Estratégico, oportunidade de se elaborar os referenciais estratégicos – missão, visão e valores.

—-

* Prof. Adm. Marcus Vinicius de L. Fleming, auditor aposentado, pós-graduado em planejamento, Mestre em Administração pela UFMG.

* Profa. Adm. Msc. Angela Maria Bessa Fleming, pós-graduada em Administração Pública, Mestre em Engenharia Civil – UFF/RJ e Presidente do Conselho Regional de Administração do Estado do Acre – CRA-AC.

✔Arquivos

15 – Governança, compliance e integridade(final)

14 – Governança, compliance e integridade

13 -Governança, compliance e integridade (part 3)

12 – Governança, Compliance e Integridade(Parte 2)

11 – Governança, compliance e integridade (part 1)

10 – O TCE-AC: convite à reflexão

09 – O papel dos Tribunais de Contas

08 – 24-jan: Dia Internacional da Educação

07 – Celebração merecida pelos Tribunais de Contas

06 – Gastos na governança pública e supersalários

05 – Uma liderança de excelência

04 – Posse no TCE do Acre

03 – Autoconhecimento e liderança

02 – Sustentabilidade, Compliance & Integridade

01 – gestão e governança

 

 

 

 


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: artigoflemingmarcusSustentabilidade
EnviarCompartilhar2Compartilhar

Notícias Relacionadas

folha

Folha de S. Paulo: ‘Chantagem rasteira de Donaldo não passará’

11 de julho de 2025

Editorial da Folha de S. Paulo, jornal paulita, que oestadoacre reproduz na íntegra, sobre as ameaças de tarifaço dos Estados...

rua sena

Prefeito Gehlen: ‘Contra fatos….’….📹

11 de julho de 2025

Prefeito Gehlen Diniz mostra rua em Sena Madureira sendo recapeada... — Contra fatos, não há argumentos! - escreveu no seu...

santiago

Ex-presidente da Aleac recebe homenagem e recebe comenda do legislativo

11 de julho de 2025

Aleac - Durante sessão solene realizada nesta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o presidente da Casa, deputado...

voos de palavras

Voos de Palavras…’a notícia…’…📹

11 de julho de 2025

Por Neiva Nara.... Poema... https://youtube.com/shorts/-Rwo49oRqu4?si=GRqodirNp9iKY1K_

donaldo

CNC detona tarifaço de Donaldo contra o Brasil (US$ 51 Bi de vantagem aos EUA)

10 de julho de 2025

CNC - A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acompanha com preocupação a elevação das tarifas...

Mais lidas

  • aleac

    Aleac aprova fundos para equilibrar Previdência

    19 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Na LDO: Emenda de Edvaldo garante reajuste anual dos servidores do Acre

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Gehlen estica a corda…’Enquanto os cães ladram….’📹

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Prefeito confirma dupla na Exposena Show em Setembro…📹

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Sena no D.O …Portarias, nomeação de ex-sec de Mazinho, e contratação de 3 shows na Esposena

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3

Últimas Notícias

ivoneide

Mulheres do PL: vereadora Ivoneide e Michelle em Rio Branco

12 de julho de 2025
folha

Folha de S. Paulo: ‘Chantagem rasteira de Donaldo não passará’

11 de julho de 2025
rua sena

Prefeito Gehlen: ‘Contra fatos….’….📹

11 de julho de 2025
aleac

Presidente Assembleia busca saída para crise no campo acreano

11 de julho de 2025
santiago

Ex-presidente da Aleac recebe homenagem e recebe comenda do legislativo

11 de julho de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.