Tudo é política!
domingo, outubro 5, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor

Para ele, perda da prática pode resultar em retrocesso imensurável

por oestadoacre.com
15 de setembro de 2025
em Acre
ebc
Mandar no Zap

EBC – Um romance, a redação de escola, uma poesia, uma carta de amor, um aviso simples deixado na porta da geladeira. Estariam todos esses textos ameaçados pelas ferramentas de inteligência artificial (IA)? Na avaliação do escritor Sérgio Rodrigues, jornalista e romancista, a perda da prática pode resultar em um retrocesso imensurável para a sociedade.

No seu mais recente livro, “Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs”, o autor defende a necessidade de atenção e estímulo à prática. Rodrigues, que lança a obra em Brasília na próxima quinta-feira (18), defende que os robôs não conseguem se igualar às características humanas, embora haja o perigoso aprimoramento permanente das tecnologias generativas. 

Ele diz que a IA ameaça atividades profissionais, mas o alerta está também em outra esfera de atenção. “Mais do que pelo mercado de trabalho, eu temo um retrocesso civilizatório e intelectual”.

(…)

Grifo meu: totalmente… isso já é perceptível no Acre hoje: um processo de empobrecimento da escrita avança a passos largos com a chegada da IA…

J R Braña B.

xx

Abaixo a entrevista completa do escritor Sérgio Rodrigues:

Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor

Agência Brasil – Como surgiu a ideia de tratar sobre humanização da escrita?

Sérgio Rodrigues – A ideia era fazer um manual, um guia que ajudasse as pessoas que estão começando, principalmente na escrita da ficção. Sou jornalista, mas sou romancista e contista. Essa era a parte que me interessava explorar. Eu tinha um blog chamado Todoprosa, que ficou no ar entre 2006 e 2016. Algumas das ideias desse livro nasceram lá. Eu aprofundei e retrabalhei. Quando apareceu essa inteligência artificial generativa, causou uma urgência maior. O livro ganhou também um foco diferente. A criatividade é o contrário do que a inteligência artificial faz.

Eu entendo que [escrever com criatividade] é tudo o que o robô não sabe fazer. O que o robô sabe fazer é uma imitação incrível, impressionante, da linguagem humana, mas sem nenhuma das dimensões que estão por trás da escrita criativa verdadeira. Não tem nenhuma perspectiva das tecnologias terem acesso a isso tão cedo, pelo menos enquanto não tiver uma consciência de si.

O livro trata sobre o que é escrever com ambição artística de fazer da linguagem o próprio espetáculo. Escrever é exclusivamente humano, assim como a arte é exclusivamente humana.

A imitação da IA fica cada vez melhor. Daqui a pouco vai ser muito difícil distinguir. O fato é que não consigo conceber arte sem uma subjetividade por trás. Escrita tem que ter uma subjetividade de quem escreveu. Todo o resto é uma aparência, uma falsidade, mas que não é a essência do negócio.

Agência Brasil – Isso gera consequências imediatas no mercado de trabalho.

Sérgio Rodrigues – Algumas áreas estão muito ameaçadas em termos trabalhistas. A IA  consegue executar tarefas que eram exclusivas dos seres humanos com uma velocidade incomparável, com custo muito mais baixo. O ser humano é caro.

Agência Brasil – Quais as maiores ameaças?

Sérgio Rodrigues – A gente está passando por uma revolução mesmo. A maior ameaça que estou vendo é o ser humano, como espécie, desaprender a escrever. É um risco. Você pode terceirizar tudo, todos os textos. Da lista de compras ao e-mail. No momento em que você terceiriza e não usa mais essa medida, se esquece. A gente é assim.

Um exemplo é que, antes, sabíamos os números de telefone. Hoje não sabemos mais. A gente terceirizou para o celular. Quando as pessoas terceirizarem para a IA a escrita mínima do dia a dia, vai esquecer como se escreve. Escrever é uma tecnologia de pensamento. Mais do que pelo mercado de trabalho, eu temo  um retrocesso civilizatório e intelectual.

Agência Brasil – Esse escrever que você trata tem relação com todas as fases da vida, certo? A redação da escola, por exemplo.

Sérgio Rodrigues – Eu acho que a escola tem um problema sério. Se ela não tomar cuidado, todos os alunos vão passar a entregar trabalhos feitos por inteligência artificial. Se a escola não criar um ambiente em que isso seja severamente controlado, a própria habilidade da escrita não vai ser desenvolvida por aquelas crianças mais. A gente está diante de uma mudança muito grande de parâmetros gerais em relação à escrita. E é preciso cultivar isso pelo prazer de escrever.

Agência Brasil – De alguma forma, o ser humano não estava em um caminho de se robotizar com fórmulas prévias de escrita?

Sérgio Rodrigues – Você tem razão. Eu acho que a inteligência artificial dá um passo gigante à frente nesse sentido. Mas a gente já vinha nesse caminho. Mas a IA é uma ferramenta que a gente inventou. Ela dá continuidade a um caminho que a gente já vinha trilhando, de uma certa superficialidade total das formas de ler o mundo.

Não só o texto. Um monte de ideias prontas, de clichês, de fórmulas. O clichê não é inventado pela máquina. A IA é um simulacro da gente. Uma forma de clichê, de ideias prontas e feitas. O nosso espírito crítico já vinha definhando. A escola não vinha dando conta. Acho que, em parte, é uma espécie preguiçosa.

Uma população com espírito crítico é mais difícil de manipular. Pessoas críticas ficam menos suscetíveis a virarem consumistas na internet, por exemplo.

Agência Brasil – Como a gente pode convencer os mais jovens a escrever?

Sérgio Rodrigues – Esse livro é uma tentativa de abrir o olho das pessoas para isso que está acontecendo. Acho que a escola vai ter que se repensar a fim de criar espaços seguros para o pensamento e a escrita. Espaços em que a máquina não possa entrar. A Finlândia, por exemplo, levou computadores para dentro da sala de aula. Agora, o país baniu todos os computadores.

Agência Brasil –  Essa decisão de tirar o celular das crianças foi importante, não é?

Sérgio Rodrigues – Muito boa. Acho que a escola é o lugar para isso. Mas vai exigir uma reviravolta em termos de pensamento. Eu não vejo outra saída.

Agência Brasil – A falta de leitura significa dificuldade com a escrita diretamente?

Sérgio Rodrigues – Tem impacto no interesse de leitura. Um resumo do “Dom Casmurro” (obra de Machado de Assis, em 1.899) não é o mesmo que ler o livro. É como ver uma adaptação para a TV. Você tem uma ideia da história, mas a experiência de leitura de literatura é vertical. É preciso mergulhar naquelas palavras. Talvez a gente perca mesmo a capacidade de ler coisas é até muito mais simples.

Agência Brasil – De escrever uma carta de amor, por exemplo?

Sérgio Rodrigues – A pessoa vai se questionar sobre o que fazer. Diante do que a pessoa amada falar, vai se perguntar sobre o que fazer. A falta de escrita e leitura faz com que a pessoa  perca as ferramentas que tinha para lidar com o outro.

Agência Brasil – Além do papel da escola, como as famílias podem convencer os mais jovens de que escrever é humano?

Sérgio Rodrigues –  As famílias têm um papel nisso. É preciso que a família leia e também valorize isso. Espero que não seja tarde demais. As pessoas que estão empolgadas. A IA pode ser uma ferramenta, mas não pode ser a mestre ou dona da pessoa.

Agência Brasil – O que podem fazer os gestores que possam se sentir responsáveis por tentar gerar políticas públicas?

Sérgio Rodrigues  – O desafio de política pública hoje nesse mundo da IA é a regulamentação, que é onde tem os lobbies mais pesados do capital. E as big techs estão muito determinadas a não deixar que nenhum tipo de regulamentação seja feita.

(…)

Conteúdo parceiro

apart hotel familiar


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: aprendizadoautorbriatexto
EnviarCompartilhar2Compartilhar

Notícias Relacionadas

Teresa Cristina celebra Cartola no #SambaNaGamboa📹

Teresa Cristina celebra Cartola no #SambaNaGamboa📹

5 de outubro de 2025

TV Brasil - Neste episódio do #SambaNaGamboa, Teresa Cristina revisita clássicos de Cartola, acompanhada do Carlinhos Sete Cordas e Hermínio...

musica

🎵 Tocando agora… Pra entender o Erê

5 de outubro de 2025

A canção O Erê, do Cidade Negra, fala das marcas que o racismo deixa ainda na infância, quando a criança...

Aulão de Redação do Pré-Enem Legal reúne estudantes em Rio Branco

Aulão de Redação do Pré-Enem Legal reúne estudantes em Rio Branco

5 de outubro de 2025

Por Clícia Araújo SEE - O GdA, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEE), promoveu neste sábado, 4,...

merecado

Gov Fed lança programa ‘Mercado do Povo’ na próxima quarta (08)…Att, Sena!!!!!!!!!!!!!!

5 de outubro de 2025

EBC - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) lança, na próxima quarta-feira (08), o programa Mercado do...

Descoberta da Unifesp abre novas perspectivas no combate ao HIV

Descoberta da Unifesp abre novas perspectivas no combate ao HIV

5 de outubro de 2025

Por Paulo Eduardo Brandão Em agosto, pesquisadores da Escola Paulista de Medicina da Unifesp divulgaram numa revista científica internacional um...

Mais lidas

  • santa juliana

    Prefeito de Sena não tem mais interesse na área do prédio do Santa Juliana

    21 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • A ExpoQuinari 2025 me surpreendeu neste lindo sábado de outubro…📹

    18 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 5
  • Desorientação política no Acre e a violência contra as mulheres lado a lado…📹

    17 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 4
  • Sessão na Câmara de Sena…Exposena 2025 segue na tribuna…🐂

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • CNH sem autoescola: projeto autorizado por Lula vai à consulta popular

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4

Últimas Notícias

Teresa Cristina celebra Cartola no #SambaNaGamboa📹

Teresa Cristina celebra Cartola no #SambaNaGamboa📹

5 de outubro de 2025
musica

🎵 Tocando agora… Pra entender o Erê

5 de outubro de 2025
Pe. Massimo voltou…⛪

Pe. Massimo voltou…⛪

5 de outubro de 2025
Aulão de Redação do Pré-Enem Legal reúne estudantes em Rio Branco

Aulão de Redação do Pré-Enem Legal reúne estudantes em Rio Branco

5 de outubro de 2025
Ana Gabrielly é coroada Rainha da Produção no Festival da Macaxeira 2025

Ana Gabrielly é coroada Rainha da Produção no Festival da Macaxeira 2025

5 de outubro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.