Tudo é política!
segunda-feira, junho 2, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Mais um passo na relação Acre-Peru: Presidente da Aleac e secretário reúnem com MRE em Lima

Gonzaga e Ricardo Brandão se reúnem com ministros e governadores no Ministério das Relações Exteriores do Peru e destacam avanços na integração comercial

por oestadoacre.com
28 de agosto de 2024
em Acre
lima
Mandar no Zap

Aleac – O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, participou nesta quarta-feira (28) de uma agenda no Ministério das Relações Exteriores do Peru, em Lima, visando estreitar as relações comerciais entre o Acre e o país vizinho com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico do estado.

Gonzaga participou da agenda ao lado do secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Acre, Ricardo Brandão, que representou o governador Gladson Cameli no evento com ministros e governadores peruanos.

Já tivemos voos de Cruzeiro do Sul a Pucallpa e entre Rio Branco até Lima e hoje estamos praticamente isolados do Peru – presidente Luiz Gonzaga

Além de debater o comércio bilateral, Gonzaga e Brandão também trataram com o vice-ministro de Relações Exteriores do Peru, embaixador John Peter Camino, embaixadora do Brasil, Maria Laura, governador de Ucayali, Manuel Gambini Rupay, a internacionalização de voos comerciais e de cargas saindo do Acre para aeroportos peruanos. Assim também como voos do Peru para Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Outro ponto debatido foi a rota comercial passando pelo Acre com produtos com destino ao Porto de Chancay.

Gonzaga destacou a importância da agenda em Lima e afirma que saiu da reunião confiante que a integração entre os dois países vai gerar desenvolvimento as duas regiões.

“Saímos muito felizes da reunião, pois tivemos avanços importantes. Estamos cada vez mais próximos de realizarmos um sonho muito antigo não somente da população do Juruá, mas de toda a população do Acre, que é a integração que vai gerar desenvolvimento do nosso estado, mas também do Peru. Precisamos dessa integração. Já tivemos voos de Cruzeiro do Sul a Pucallpa e entre Rio Branco até Lima e hoje estamos praticamente isolados do Peru. Precisamos retomar esse assunto com firmeza para conseguirmos ter essa integração. Além disso destaco a possibilidade de construção de uma ferrovia de Pucallpa até Cruzeiro do Sul o que vai gerar ainda mais emprego e renda ao nosso povo”, disse o deputado.

O governador de Ucayali agradeceu ao presidente da Aleac e secretário acreano por participarem da reunião e destacou a importância da conectividade entre as duas regiões para o desenvolvimento econômico tanto do Acre como do Peru. Manuel afirmou que os acordos entre os dois países serão implementamos com urgência e começará pelos voos do Peru para o Acre.

“Quero agradecer ao presidente Luiz Gonzaga e ao secretário Ricardo por essa agenda tão proveitosa. A reunião foi muito importante, pois queremos conectar a região central do Peru ao estado do Acre para impulsionarmos o comércio tanto de Ucayali como o acreano. Vamos apresentar propostas de conectividade do Acre com o Peru ao ministro das Relações Exteriores e acredito que teremos grandes avanços. Vamos levar aos ministros a necessidade de darmos início aos acordos começando pelos voos entre o Acre e Peru, além do acesso ao Porto de Chancay”, disse o governador peruano.

O secretário Ricardo Brandão afirmou que o encontro com as autoridades peruanas foi proveitosa para estreitar ainda mais as relações entre os dois países.

“A nossa expectativa é que sairemos daqui com a garantia que iremos fortalecer ainda mais as relações comerciais entre o Acre e o Peru com foco no desenvolvimento dos estados de fronteira, especialmente o Acre. Com a cooperação dos Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e Peru tenho certeza que daremos um passo importante para a tão sonhos integração”, disse Brandão.

Estiveram presentes na agenda o deputado Luiz Gonzaga, Ricardo Brandão, representando o governador Gladson Cameli, vice-ministros do Peru, governadores peruanos e embaixadores do Brasil no Peru e do Peru no Brasil.

(Aleac)


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Autor: oestadoacre
Tags: gonzagalimamre
EnviarCompartilhar2Compartilhar

Notícias Relacionadas

sena no DO

Sena no D.O nesta segunda, 2.jun

2 de junho de 2025

Segunda-feira, 02 de Junho de 2025 - nº 14.034 DERACRE AVISO DE LICITAÇÃO - Objeto: Contratação de pessoa jurídica para...

macron

Brasil e França devem assinar 20 acordos (vacinas, segurança, educação, ciência e tecnologia)

2 de junho de 2025

A França é o terceiro país que mais investe no Brasil, com mais de US$ 66,3 bilhões em estoque EBC...

gestão

Planejamento estratégico: um instrumento de governança(final)

2 de junho de 2025

Por Professores Marcus Fleming e Angela Bessa - Estamos caminhando para o final de nossa reflexão sobre uma das tecnologias...

carta fidelis

A carta de Pe. Paolino ao seu fiel escudeiro

1 de junho de 2025

Carta de Pe. Paolino ao Fideles, seu ajudante mais presente nos últimos anos do padre mais importante do Acre, que...

santa juliana

Diocese quer ir em Sena mas com encontro confirmado com prefeito Gehlen

1 de junho de 2025

Padre Macoy, da Diocese de Rio Branco, confirmou ao oestadoacre no início da tarde que pretende ir a Sena Madureira...

Mais lidas

  • paolino

    Conversa com Pe. Paolino, no último dia de arraial em Sena Madureira (não acredita?)

    35 Compartilhamentos
    Compartilhar 14 Tweet 9
  • Senador ataca Marina, maior ministra do Meio Ambiente📹

    29 Compartilhamentos
    Compartilhar 12 Tweet 7
  • A carta de Pe. Paolino ao seu fiel escudeiro

    27 Compartilhamentos
    Compartilhar 11 Tweet 7
  • Avaliação do prédio e área do Santa Juliana em Sena sai nos próximos dias (Diocese quer encontro com prefeito)

    18 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 5
  • Senador Fabiano Contarato e Marina: ‘sinto vergonha do parlamento’…📹

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3

Últimas Notícias

Acre isolado: Gov GladsonC não vai cobrar seu homólogo de Rondônia?

Petrobras corta preço da gasolina em 5,6% (no Acre isso nunca chega!)

2 de junho de 2025
sena no DO

Sena no D.O nesta segunda, 2.jun

2 de junho de 2025
mortes

Boa notícia: Acre com uma das menores taxas de mortes no trânsito

2 de junho de 2025
fim de linha

Fim de linha

2 de junho de 2025
gavião peixoto

Gavião Peixoto, a melhor cidade para se viver no Brasil

2 de junho de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.