G1 – O relatório da Polícia Federal (PF) aponta que havia um plano detalhado para a fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos quando a tentativa de golpe de Estado no final de 2022 não obteve êxito. No exterior, ele aguardaria o desfecho do 8 de janeiro de 2023.
(…)
Conclusão da PF
A PF afirma que Jair Bolsonaro “efetivamente planejou, ajustou e elaborou um decreto que previa a ruptura institucional”. O documento, que previa medidas extremas como a anulação das eleições de 2022 e a centralização do poder, tinha o objetivo de subverter o Estado Democrático de Direito e garantir a manutenção de Bolsonaro no poder.
Segundo o relatório, o plano não foi consumado devido à resistência do comandante do Exército, Freire Gomes, e da maioria do Alto Comando, que se mantiveram fiéis à defesa das instituições democráticas.
(…)
Grifo meu: acabou a carreira política….de onde sempre se sustentou. Numa democracia consolidada, ninguém com um perfil desses, consegue se manter na vida pública….pelo menos deveria ser a regra…
Grifo meu 2: mas estamos no Brasil, onde tudo é possível…
Em tempo: assista
J R Braña B.