Tudo é política!
quarta-feira, outubro 22, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Veto a celular leva 80% dos alunos a prestar mais atenção nas aulas

Pesquisa ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores no país

por oestadoacre.com
25 de setembro de 2025
em Acre, Artigos / Colunas / Diversos
celular
Mandar no Zap

EBC – Mais de 80% dos estudantes brasileiros afirmam que têm prestado mais atenção nas aulas depois da restrição ao uso de celulares em salas de aula.

A percepção de impacto positivo é maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com 88% afirmando prestar mais atenção nas aulas. No Ensino Médio, 70% disseram perceber mudanças para melhor sem os celulares.

Os dados fazem parte de pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com o Equidade.info, iniciativa do Lemann Center da Stanford Graduate School of Education.

O estudo mostra, também, que 77% dos gestores e 65% dos professores relataram diminuição do bullying virtual dentro das escolas. Entre os alunos, entretanto, apenas 41% afirmaram sentir essa mudança, o que sugere que parte dos conflitos pode não estar sendo reportado pelos estudantes ou percebido por professores e gestores escolares.

Tédio cresce

Segundo os dados do levantamento, 44% dos alunos disseram sentir mais tédio durante os intervalos e os recreios. Esses números são mais elevados entre estudantes do Ensino Fundamental I (47%) e do período matutino (46%). Além disso, 49% dos professores relataram aumento de ansiedade entre os alunos com a ausência do uso do celular.

Em relação ao comportamento dos estudantes, o Nordeste aparece como destaque positivo, representando 87% dos avanços. O Centro-Oeste e o Sudeste são as regiões com o menor índice de melhora no ambiente escolar, com 82% indicando que a eficácia das medidas tende a variar segundo fatores regionais.

“Proteger nossos estudantes do uso do celular em sala de aula é garantir um ambiente mais saudável e focado no aprendizado. O resultado que vemos hoje é a confirmação de que a educação precisa ser prioridade, com políticas que cuidem do presente e preparem o futuro dos nossos jovens”, disse o presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Rafael Brito.

A presidente do Equidade.info, Claudia Costin, ressaltou que a pesquisa mostra avanços positivos no foco e na atenção dos alunos, mas as questões como tédio, ansiedade e bullying, ainda muito presentes entre os estudantes, indicam que ainda há desafios a serem enfrentados.

“Houve uma queda significativa no bullying virtual na visão dos gestores, mas é crucial ouvirmos os estudantes que ainda sentem o problema. Ou seja, a conclusão é que a restrição foi positiva, mas sozinha não basta: as escolas precisam criar alternativas de interação e estratégias específicas para cada idade”, avalia.

Estratégias

Segundo o coordenador do Equidade.info e docente da Stanford Graduate School of Education, responsável pela pesquisa, Guilherme Lichand, os dados reforçam a necessidade de estratégias diferenciadas por faixa etária e rede de ensino, além do desenvolvimento de práticas pedagógicas que mantenham os estudantes engajados e promovam seu bem-estar mesmo sem o celular em sala de aula.

“Os resultados confirmam que a regulação do uso de celulares trouxe ganhos importantes para o aprendizado. Mais do que limitar o uso do telefone celular, a lei abre espaço para repensarmos como a escola se conecta com os alunos. O próximo passo é garantir que a aplicação da lei seja efetiva em todas as etapas, respeitando as particularidades de cada contexto escolar. Assim, conseguiremos transformar a medida em uma política duradoura, que una foco acadêmico e bem-estar dos estudantes”, enfatiza.

A lei que proíbe o uso de celular dentro das escolas pelos alunos foi sancionada em janeiro de 2025 após aprovação no Congresso Nacional.

O estudo ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores em escolas públicas municipais, estaduais e privadas de todas as regiões do país, entre maio e julho de 2025.

(…)

Acesse o canal oestadoacre de qualquer ponto do mundo e saiba o que rola no Acre…sob um ponto de vista de classe e do interesse dos trabalhadores.

(…)

Conteúdo parceiro

apart hotel familiar

 


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: brcelularescola
EnviarCompartilhar2Compartilhar

Notícias Relacionadas

donaldo

Acredite…de um presidente dos EUA…

21 de outubro de 2025

Na Folha - Se há imagem que define o movimento antidemocrático do 8 de janeiro é a do indivíduo que baixou...

aeroporto

Cobrança por mala de mão é resultado de veto de Bolsonaro, lembra Perpétua

21 de outubro de 2025

A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça, 21, a urgência do projeto que proíbe a cobrança por bagagem de...

Sena no D.O…que confirma furo de oestadoacre (Nelson não é mais secretário de saúde)

Sena no D.O…(que antecipamos em 1 dia)…

21 de outubro de 2025

Terça-feira, 21 de Outubro de 2025 DECRETO Nº 175 DE 17 DE OUTUBRO DE 2025 O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE...

A grande final em Sena neste domingo…⚽

Copa da Floresta…começa nesta terça, 21.o

21 de outubro de 2025

Copa da Floresta, em Sena Madureira (...) Quem lê oestadoacre todo dia sabe o valor da informação que muda sua vida…....

bocalom

Mercados em Rio Branco não serão administrados pela prefeitura

20 de outubro de 2025

Exclusivo: Em conversa hoje com o prefeito Bocalom, quando perguntei a data da inauguração do Mercado do São Francisco, e...

Mais lidas

  • Comentários(confirmado) sobre saída do secretário de saúde em Sena…

    Fonte zero: o novo secretário nomeado na prefeitura de Sena

    56 Compartilhamentos
    Compartilhar 22 Tweet 14
  • A real causa da demissão do secretário de saúde de Sena…

    39 Compartilhamentos
    Compartilhar 16 Tweet 10
  • Câmara aprova comida liberada a todos servidores das escolas públicas…🏫

    52 Compartilhamentos
    Compartilhar 21 Tweet 13
  • Sena no D.O: nomeação de secretário e contrato de aluguel de veículos na saúde

    21 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Tampas de mármore de túmulos: alvo de ladrões no cemitério de Sena

    17 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 4

Últimas Notícias

donaldo

Acredite…de um presidente dos EUA…

21 de outubro de 2025
moradias

PMRB: construção de 1.800 moradias em #RBcapital…📹

21 de outubro de 2025
camara 2904

Câmara de Sena…: dois vereadores suspensos por briga em plenário…📹

21 de outubro de 2025
aeroporto

Cobrança por mala de mão é resultado de veto de Bolsonaro, lembra Perpétua

21 de outubro de 2025
edvaldo

Alerta: Acre no SPC/Serasa e querendo novo empréstimo

21 de outubro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.