Tudo é política!
domingo, julho 27, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Crônica de Dandão: Gramáticos e filólogos

por oestadoacre.com
22 de dezembro de 2024
em Acre
dandão novo
Mandar no Zap

Por Francisco Dandão – Dizem os gramáticos e filólogos de todas as cores e filiações que uma língua somente pode se manter viva quando em estado de constante mutação. No momento em que um sistema linguístico deixa de se transformar, adquirindo novas expressões e largando outras de lado, ele chega ao fim.

Foi pensando nisso que eu fiquei por esses dias, enquanto olhava para o oceano Atlântico, nas beiradas da sempre ensolarada Fortaleza, num tanto de expressões do mundo do futebol que ninguém mais usa. Muita gente sequer sabe o que elas (as expressões) significam (ou significaram um dia).

É o caso, por exemplo, da expressão “no tempo do tuba”. Ganha uma camisa do Cuiabá-MT, ou do Guarani-SP, ou do São José-RS, ou do Humaitá-AC (os lanternas das séries A, B, C e D de 2024, respectivamente) quem acertar. Ganha uma camisa e uma bola sem a devida calibragem.

Numa das minhas crônicas passadas, aliás, quando eu usei essa tal expressão “no tempo do tuba”, precisei “traduzir” para um ex-aluno meu cuja única referência ao (ou à) tuba era a do instrumento musical da ordem dos metais, inventado para preencher regiões de sonoridades das mais graves.

“Dar um tuba”, nos antigamente, significava “dar um chutão pra frente”. Funcionava bem, principalmente para os defensores que não tinham muita intimidade com a bola. Se o domínio da “deusa branca” era pífio e o risco de ser desarmado era grande, o jeito era jogar mesmo na base do “tuba”.

No futebol acreano da época do amadorismo existia uma turma de zagueiros que só jogava assim. Mesmo que houvesse um companheiro bem colocado ao seu lado, os caras metiam o pé com vontade, para qualquer lugar em que o nariz estivesse apontando. Os atacantes que se virassem na frente.

Cito alguns desses “tubeiros” (neologismo criado agorinha) do futebol acreano, que eu lembro enquanto escrevo: Abrahão e Zé Palito (Floresta); Viana e João Cutia (Andirá); Deca, Otávio e Praxedes (Independência), Pincel e Puxa Faca (Atlético); Rocha e Joaquim Ferreira (Sampaio).

Esses mesmos defensores, ressalte-se, às vezes metiam um “tuba” na bola atendendo aos gritos dos torcedores dos seus clubes. Os gritos, a propósito, já que estou falando de expressões em desuso, costumavam ser os seguintes: “Arrasta, fulano!” Ou então: “Espoca, beltrano!”. Desse jeito. Rs.

Não esquecendo que eu grafei, umas linhas atrás, sobre uma certa “deusa branca”. Como? “Deusa Branca?” Quem seria essa tal criatura? Ela ainda existe? Se existe, onde estaria escondida? Outro dia eu conto. Mas já adianto que ela gostava demais de “beijar o véu da noiva”. Cada coisa. Kkk.

Francisco Dandão – cronista e tricolor – sabe tudo de futebol e um pouco mais…


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: colunacronicadandãofutebol
EnviarCompartilhar2Compartilhar

Notícias Relacionadas

100

100 homens na limpeza da Via Chico Mendes

26 de julho de 2025

PMRB - A abertura oficial da 50ª Edição da Expoacre aconteceu neste sábado (26), em Rio Branco, com a tradicional...

sena madureira logo

Quem levou a novilha???📹

26 de julho de 2025

Arraial do Hospital de Sena Madureira... Sorteio de uma novilha... Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por @oestadoacreoficial

água

Lição paulista: privatizar água gera tarifa alta, desemprego e cano vazando (Acre, presta atenção!)

26 de julho de 2025

EBC - A privatização da Sabesp, maior companhia de saneamento do país, foi concluída em 23 de julho de 2024, concluindo...

geraldino de zap

Os 5 mandamentos do Geraldino de grupo de Zap

25 de julho de 2025

Ele é o responsável por movimentar os grupos de ZAP com suas sandices...Geraldino de ZAP faz parte do tecido social...

liga

PMRB leva maior estrutura da história à Expoacre 2025

25 de julho de 2025

PMRB - Em sua 50ª edição, a Expoacre 2025 recebe a maior estrutura já apresentada pela Prefeitura de Rio Branco...

Mais lidas

  • sena no DO

    Sena no D.O….Contratos revogados, dívidas cobradas e piscina no Marreirão à vista

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • A ação do ICMBio e o comportamento digno do sen Petecão…📹

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • Na Folha de S. Paulo: pastor do Acre diz ter tirado 5 mil jovens do crime…📹

    11 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3
  • Dep Edvaldo, R$ 400 por aluno: ‘Sena mudou e vai continuar mudando…’📹

    10 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3
  • Sena no D.O…Novo conselho, mais professores e certidão negativa cancelada

    10 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3

Últimas Notícias

padre massimo

Pe. Massimo…o direito de ter a sua fé e não ter…⛪

27 de julho de 2025
dandão

Crônica de Dandão: Ainda na fila

27 de julho de 2025
fala chico mendes

Expoacre 2025: Diz aí, Chico Mendes…

26 de julho de 2025
mergulho

Mergulho de 150m de avião para desviar de jato militar…📹

26 de julho de 2025
100

100 homens na limpeza da Via Chico Mendes

26 de julho de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.